• Home
  • Sobre Nós
  • Serviços
  • Notícias
  • Links
  • Contábil Data
  • Contato
  • Webmail
  • Ligue para nós
    34 3235-5003
Escritório de Contabilidade
Solicite uma visita!

Black Friday 2025: 48% dos consumidores pretendem usar IA para buscar ofertas

27/10/2025

Black Friday 2025: 48% dos consumidores pretendem usar IA para buscar ofertas

A quase um mês da Black Friday, que acontece neste ano no dia 28 de novembro, os consumidores já dão pistas sobre os planos para a data. Em 2025, um fator especial ganha força na jornada de compra: a inteligência artificial. Segundo pesquisa realizada pelo Mercado Livre e divulgada nesta segunda-feira (27/10), 48% dos brasileiros pretendem usar IA para buscar ofertas na data.

O dado faz parte do estudo Panorama de Consumo 2025, realizado entre os dias 14 e 20 de outubro com mais de 42 mil clientes Mercado Livre e Mercado Pago de todo o Brasil. Segundo Tulio Landin, diretor sênior de Marketplace do Mercado Livre, chatbots e assistentes virtuais estão entre as inteligências artificiais na mira dos consumidores, que devem utilizar a tecnologia tanto na busca por ofertas quanto como ferramenta para comparar preços.

De acordo com o levantamento, a presença de IA na jornada de compra acontece em um contexto em que os brasileiros devem estar mais preparados para a Black Friday. Segundo o estudo, 81% das pessoas planejam suas compras com antecedência, o equivalente a 6 pontos percentuais acima do ano passado.

Com o planejamento, mais da metade dos consumidores deve gastar mais de R$ 1 mil neste ano, com 28% pretendendo gastar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e 24% acima de R$ 2 mil. Para isso, o cartão de crédito é o meio de pagamento preferido (41%) pelo quarto ano consecutivo, segundo a pesquisa. Na sequência, estão o Pix (que cresceu de 19% de intenção no ano passado para 29% neste ano), linha de crédito (20%), cartão de débito (9%) e boleto (1%).

Entre os que escolhem o cartão de crédito, 77% optam por parcelar, dos quais 72% devem dividir seus gastos em até seis vezes e 23% em até 12 vezes. “Notamos que o parcelamento é mais relevante para tíquetes mais altos. Quanto maior a compra, mais parcelas”, aponta Felipe Castaño, head de Marketing e Growth do Mercado Pago no Brasil.

O estudo ainda indica que a Black Friday está no radar dos consumidores como forma de antecipar as compras de fim de ano, objetivo de 47% dos respondentes. As categorias mais desejadas são eletrodomésticos, eletrônicos, casa e decoração, moda e beleza e cuidados pessoais.

Como fator de influência sobre a decisão de compra, a pesquisa ressalta a oferta de cupons. Para 76% das pessoas, ter um cupom de desconto é um ‘fator decisivo ou muito importante’ na hora de bater o martelo na compra.

Mercado Livre anuncia mais de R$ 100 milhões em cupons para a Black Friday 2025

Nesse contexto, o Mercado Livre anunciou R$ 100 milhões em cupons para a Black Friday 2025. O valor representa um aumento de 150% de investimento em relação ao ano passado. A campanha da empresa começa nesta segunda-feira e vai até o dia 1° de dezembro, quando acontece a Cyber Monday.

De acordo com a companhia, antes da data oficial da Black Friday, as primeiras semanas terão como foco o 11/11. As datas duplas já fazem parte da estratégia do marketplace, que afirma que 74% de seus clientes esperam datas dobradas para fazer compras.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Voltar



Fique Informado

Notícias Contábeis

29/10/2025

Intermediário do serviço na NF-e: o que é, quando usar e como preencher corretamente

Intermediário do serviço na NF ...

O avanço do comércio eletrônico e o crescimento dos marketplaces transformaram a forma como empresas brasileiras vendem produtos e serviços. Para acompanhar esse ce ...


29/10/2025

CAE aprova projeto que reforça combate à sonegação e cria regras especiais de tributação

CAE aprova projeto que reforça ...

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (28), um projeto de lei complementar que reforça o controle e a fiscalizaç&atild ...


29/10/2025

MEMP lança Cartilha de Emendas Parlamentares 2026 com foco no fortalecimento dos pequenos negócios

MEMP lança Cartilha de Emendas ...

O documento traz novas iniciativas em relação à edição anterior, incluindo programas voltados à educação empreendedora, inovaç&a ...


Mais Notícias


  • Ligue para Nós!
    (34) 3235-5003

Rua Belo Horizonte 387, Osvaldo Rezende, Uberlândia
Telefone: (34) 3235-5003
Horario de Funcionamento: Seg-Sex 8:00 ás 17:00

Links Úteis
  • Portal da Legislação
  • Legislação por Assunto
  • Leis Ordinárias
  • Decretos
  • Decretos-Leis
  • Caixa Econômica Federal
  • Receita Federal
  • Sefaz - MG
  • Governo do Estado de MG
  • PGFN
  • Previdência Social
  • NFe

Desenvolvido Ondatta Sites Contábeis 2020

Política de Privacidade | Termos de Uso

  • Home
  • Nossa Empresa
  • Serviços
  • Notícias
  • Links
  • Contato